SPEM | Brasil
Sociedade dos Pacientes com Esclerose Múltipla.




A EM é uma doença que não impõe à seus portadores seguir nenhum plano rigoroso em sua dieta alimentar diária. Mas, segundo estudos nutricionais a qualidade de vida em um portador de EM pode ser muito alterada de acordo com o seu regime alimentar.

Segue abaixo alguns minerais e vitaminas que são úteis aos Pacientes com EM, para maiores exclarecimentos procure o seu médico ou nutricionista.


TABELA COM DICAS NUTRICIONAIS.
NUTRIENTE ALIMENTO FUNÇÃO
NUTRIENTE ALIMENTO FUNÇÃO

Cálcio e Magnésio:

Presente em queijos, iorgutes, salmão, sardinha, frutos-do-mar e soja. São importantes para a transmissão de impulsos nervosos e musculares.

Cobre:

Presente em beterraba, folhas verdes, fígado, lentilha, aveia, frutos-do-mar e soja. necessário para a transmissão de impulsos nervosos.

Selênio:

Presente em brócolis, arroz integral, alho, fígado, cebola e germén de trigo. considerado um antioxidante que proteje o sistema imunológico e previne a formação de radicais livres que podem danificar o corpo.

Vitamina C:

Presente em couve, aspargos, folha de mostarda, cebola, ervilha, salsa, pimentão, espinafre, acelga e tomate. ajuda a aumentar a imunidade, previnindo a formação de radicais livres.

Vitamina E:

Presente em verduras de folhas verde-escuro, sementes, arroz integral, fubá, farinha de aveia e germe de trigo. melhora a circulação, ajudando na regeneração dos tecidos e auxilia na transmissão dos impulsos nervosos.

Vitamina B12:

Presente em queijos, ovos, leite, frutos-do-mar e tofu(um queijo típico japonês que é feito à base de SOJA). ajuda na longevidade das células, previne danos aos nervos.

Vitamina D


Essa listagem contém os alimentos com maior quantidade em mcg segundo minha pesquisa na internet.

* veja em TRATAMENTOS maiores informações sobre essa vitamina.


Nosso corpo produz vitamina D quando exposto a luz solar e ou se ingerimos alimentos como: gema de ovo, sardinha ou atum em lata, iorgute, cogumelo e figado de boi entre muitos outros.
Essa vitamina ajuda no combate da hipertensão, no controle de peso, controla o metabolismo do cálcio (previnindo a osteoporose), é importante no funcionamento da tireóide e no sistema imune aumenta a funcionalidade das células (NK) que destroem os invasores do organismo.

Fonte:
jornal MÃOS DADAS - Serono biotech beyond - ANO 2002 - VOL. 1 - Nº2 - edição nacional
Esclerose Múltipla: aspectos nutricionais e o papel dos nutrientes específicos.
site minhavida
site tuasaude

Dica:

**. Com aproximadamente 20 minutos de atividade física de qualquer tipo se tem a "queima" calórica no organismo e elevando esse tempo há pelo menos 30 minutos, é liberado naturalmente hormônios e neurotransmissores (substâncias químicas), como: ADRENALINA, ENDORFINA e outros que dão estímulo à mente (principalmente a memória recente), melhora o humor, aumenta a auto-estima e fortalece todo o corpo, como no: sistema circulatório, cardíaco e outros. . .
Veja com um médico, fisioterapeuta ou outros profissionais de saúde mais sobre isso e principalmente, fale com o médico sobre as suas condições físicas para iniciar alguma atividade.

obs... A dica acima só funciona e tem resultado certo se realizada ao menos 3/semana.