SPEM | Brasil
Sociedade dos Pacientes com Esclerose Múltipla.




ESCLEROSE MÚLTIPLA - EM

Ainda não existe causa definida para a EM e provavelmente por isso não há cura.

Essa doença é considerada pela medicina muito polimórfa, visto que não existe um padrão contínuo no desenvolvimento da doença e seus sintomas nos portadores: cada caso é um caso.

O que geralmente ocorre é o desenvolvimento de determinado sintoma ou incapacidade num grupo e em outros portadores os sintomas não apareçam.
Veja no resumo abaixo o que é mais aceito na medicina atual e apesar de ainda não se saber o que causa a doença, se sabe que na EM:

OBS. Se você não mora na cidade ou região metropolitana de São Paulo veja em APOIOInstituições filantrópicas em todo o Brasil de apoio ao portador(a) de EM. e saiba onde encontrar mais informações e/ou tratamentos complementares, como: fisioterapia, terapia-ocupacional e outras para a doença.

Dica:

**. Com aproximadamente 20 minutos de atividade física de qualquer tipo se tem a "queima" calórica no organismo e elevando esse tempo há pelo menos 30 minutos, é liberado naturalmente hormônios e neurotransmissores (substâncias químicas), como: ADRENALINA, ENDORFINA e outros que dão estímulo à mente (principalmente a memória recente), melhora o humor, aumenta a auto-estima e fortalece todo o corpo, como no: sistema circulatório, cardíaco e outros. . .
Veja com um médico, fisioterapeuta ou outros profissionais de saúde mais sobre isso e principalmente, fale com o médico sobre as suas condições físicas para iniciar alguma atividade.

obs... A dica acima só funciona e tem resultado certo se realizada ao menos 3/semana.