SPEM | Brasil
Sociedade dos Pacientes com Esclerose Múltipla.





A SPEM | Brasil, está unicamente na internet e visa informar aos interessados um pouco sobre a doença.


Sou portador dessa com diagnóstico desde 1998 e criei esse site em dezembro de 2001.
Leia um pouco a meu respeito em APRESENTAÇÃOUm pouco a meu respeito com a doença..


A EM é uma doença crônica sem causa conhecida e sem cura. É


Fiz esse site para poder criar uma comunidade virtual onde portadores da doença possam trocar: informações, apoio, criar amizades e fornecer todo tipo de ajuda que a internet permitir. Também fiz com a intensão de diminuir a incompreenssão e/ou preconceito da sociedade diante da EM e de seus portadores.


A EM: raramente pode levar alguém à morte, não é transmissível e a probabilidade do filho de um portador(a) também desenvolver a doença no futuro é práticamente a mesma da de um filho de casal de pais que não a apresenta e diferente do que muitos que ainda não conhecem supõem, a EM freqüentemente incide em adultos jovens entre 15~40 anos. Infelizmente, ainda há muitas outras perguntas sem respostas, como:


*O que causa a doença? *Por que sou o único da família que tem EM? *Entre inúmeras outras...


Veja mais em, DESCRIÇÃOUma descrição da doença. e nos links do quadro verde, a esquerda, mais detalhes da doença e como melhorar a qualidade de vida do portador dessa. Se tiver diagnóstico recente não se sinta derrotado, pois:


"Esclerose Múltipla não é tão progressiva ou incapacitante como se imaginava (ou descrita em muitos artigos e/ou sites sobre o assunto) - Neurology, 22/01/2004. No mais abrangente estudo de como os sintomas da Esclerose Múltipla (MS, em inglês) mudam com o tempo, pesquisadores da Mayo Clinic descobriram que menos da metade dos pacientes estudados tiveram piora de incapacidade em 10 anos."
fonte: www.e-medix.com.br


Ajude da melhor maneira a associação de EM da sua cidade/região, pois também podemos precisar de inúmeras outras terapias complementares ao tratamento alopático, como:


E/ou outras que as associações filantrópicas de EM mantidas com doações realizam para os portadores e sem essa ajuda contaríamos apenas com o SUS e/ou o plano de saúde.


Vivo em São Paulo e realizo terapias complementares na ABEMUma associação de apoio a Pacientes com EM na cidade de São Paulo..

Dica:

**. Com aproximadamente 20 minutos de atividade física de qualquer tipo se tem a "queima" calórica no organismo e elevando esse tempo há pelo menos 30 minutos, é liberado naturalmente hormônios e neurotransmissores (substâncias químicas), como: ADRENALINA, ENDORFINA e outros que dão estímulo à mente (principalmente a memória recente), melhora o humor, aumenta a auto-estima e fortalece todo o corpo, como no: sistema circulatório, cardíaco e outros. . .
Veja com um médico, fisioterapeuta ou outros profissionais de saúde mais sobre isso e principalmente, fale com o médico sobre as suas condições físicas para iniciar alguma atividade.

obs... A dica acima só funciona e tem resultado certo se realizada ao menos 3/semana.